PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES!


1- Fiquei sabendo de uma denúncia de maus tratos no meu bairro ou cidade. Onde devo denunciar?

R. Maus trato é crime, e você deve ir a Delegacia de seu bairro e fazer um Boletim de Ocorrência relatando os fatos e fornecendo endereço completo do local da averiguação de crime de maus tratos e ou fazer uma denúncia que pode ser requisitado o sigilo do denunciante na Delegacia virtual de proteção aos animais do Estado de São Paulo, DEPA: http://www.ssp.sp.gov.br/depa/.
Depois de efetuado a denúncia entre em contato com o DPBEA (Departamento de Bem Estar dos Animais Municipal) e informe que já fez o B.O e requer providências do setor, pois um funcionário do Dpbea, vai auxiliar nas investigações, você tendo feito o B.O pode cobrar do município, se tiver dificuldade entre em contato com uma Ong de seu municipio para o orientar.

Se o crime for contra animais silvestres entre em contato com a Polícia Militar Ambiental tem atendimento no Estado de São Paulo, em casos de crimes como desmatamento, caça, pesca ilegal, tráfico e comércio de animais silvestres e crueldades. O telefone é 0800 13 20 60.

2- Vi um animal abandonado na rua. Como devo proceder?

R:  Não existem órgãos que possam recolher animais. Se você pretende ajudar e resgatar um animal necessitado, tenha em mente que a responsabilidade será sua até encontrar um novo lar para ele. Procure ONGs na sua região que possam te auxiliar e ajudar a encontrar um lar, se o animal estiver gravemente ferido ligue para o DPBEA do seu municipio ou leve o animal de rua para atendimento emergencial médico no DPBEA, no caso de dificuldade ligue para uma Ong do seu município para o orientar. Normalmente e na maioria das vezes  as Ongs já possuem muitos animais em seus abrigos e um projeto anual com cota para resgate de animais em seu abrigo, sem disponibilidade para resgatar todos os pedidos que recebe diariamente.

 3- Acabei de resgatar um animal. O que devo fazer?

 R: Em primeiro lugar, você deve levá-lo para uma Clínica Veterinária e checar a saúde do animal. Vaciná-lo, vermifugá-lo e principalmente esterilizá-lo, evitando assim crias indesejados e mais abandono.

4- DPBEA(Departamento de proteção e bem estar animal de Hortolândia)  
 Onde fica? Lá  tem atendimento veterinário gratuito? 

Atendimento veterinário gratuito

A Prefeitura oferece atendimento veterinário gratuito a quem mora em Hortolândia e tem animais de estimação. Uma equipe de três veterinários presta atendimento clínico para cães e gatos, de segunda a sexta-feira, pela manhã ou à tarde. Por dia, são realizadas até oito consultas, por ordem de chegada. É recomendável ligar antes para 3897-3312 e confirmar o horário de atendimento. 

O DPBEA funciona na Rua Atanázio Gigo, 60, nas Chácaras Recreio 2000, na região do Jd. Amanda, onde fica o CCZ. No local, além de veterinários, trabalham outros 15 servidores, que cuidam dos animais e da manutenção do espaço.

 

 FONTE: https://www.portalhortolandia.com.br/noticias/nossa-cidade/bem-estar-animal-e-tema-de-audiencia-publica-34972


Nenhum comentário:

Postar um comentário